quarta-feira, 4 de março de 2009

Catarse essencial? What?

Catarse: na religião, medicina e filosofia da Antiguidade grega, libertação, expulsão ou purgação daquilo que é estranho à essência ou à natureza de um ser e que, por esta razão, o corrompe.

Catarse na análise estética: No aristotelismo, descarga de desordens emocionais ou afetos desmedidos a partir da experiência estética oferecida pelo teatro, música e poesia.Catarse na análise teatral: Purificação do espírito do espectador através da purgação de suas paixões, esp. dos sentimentos de terror ou de piedade vivenciados na contemplação do espetáculo trágico. (Fonte: Houaiss)

Arte… o veículo da catarse essencial, aquela que expulsa demônios internos, liberta o espírito de maus agouros, faz borbulhar sentidos, desejos e sonhos antes guardados em algum canto esquecido da alma.

Sou o ser que respira arte, que precisa da catarse essencial pra preservar sua natureza de espírito livre, repleto de idéias de como trazer o imaterial a tona a partir da arte… música, dança, teatro, escrita.Jornalista, musicista, bailarina… viciada na catarse essencial!

Sejam bem-vindos ao meu mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu rastro...