quinta-feira, 11 de junho de 2009

Catarse no palco

Até Nietzsche dizia que a arte é o que dá significado a vida. Acredito que a vida dá significado à arte e a arte dá significado à vida... é uma via de mão dupla. Ele também afirmava que a arte está longe das noções de certo e errado... diferente de Sócrates, que subordinava o belo à razão e dizia que tudo deve ser inteligível pra ser belo.

Mas o que é realmente belo, arte, toca a alma...

R.G. Collingwood, nos idos dos anos trinta, era enfático quando declarava: "a arte é o remédio para a pior doença da mente: a corrupção da consciência".

No palco sinto esse poder de cura... sei que pertenço ao palco, que ali é meu altar, onde estou mais perto de Deus, Shiva, Alá, Ganesha, anjos, deuses, santos e energias que fazem o mundo ser mundo. Colocar a alma no olhar, nos gestos, na voz, na ponta dos pés, em todas as células do corpo e oferecer à platéia é a sensação mais plena... a certeza de que um pequeno gesto pode transformar vidas, acalentar corações, emocionar, estimular a catarse.

No palco, estou inteira, corpo, alma, espírito e coração... Naquele espaço, sei que tudo posso, fico em mais profundo contato comigo mesma e com tudo a minha volta.

Não tem explicação... ao final do show, lágrimas... o transbordamento da felicidade plena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu rastro...